Governança

Segurança, transparência e alinhamento com os mais altos padrões regulatórios do mercado de capitais
A Laqus adota os mais altos padrões de governança, em linha com as exigências regulatórias de suas autorizações e as melhores práticas internacionais, dada sua aderência aos princípios para Infraestruturas de Mercado (PFMI-BIS). Somos uma Infraestrutura do Mercado Financeiro (IMF) reconhecida e regulada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e indiretamente pelo Banco Central do Brasil (BCB), atuando oficialmente com selos de autorização para escrituração, depósito centralizado e custódia de valores mobiliários.
Além da supervisão contínua dos órgãos reguladores, a Laqus é auditada regularmente pela BSM Supervisão de Mercados — entidade autorreguladora ligada à CVM — e também por uma auditoria externa independente, a EY (Ernst & Young), uma das maiores e mais respeitadas consultorias do mundo. Isso garante conformidade, transparência e integridade em todos os processos operacionais e financeiros, de acordo com a NBC TO-3402.
Guiamo-nos pelos princípios do CPMI-IOSCO (organismos internacionais de padronização para infraestruturas de mercado), com ênfase em gestão de riscos, segregação de ativos, continuidade operacional e proteção aos investidores. Nossa governança é projetada para sustentar um ecossistema seguro, confiável e eficiente — à altura das demandas de um novo mercado de capitais.