A modernização da emissão de valores mobiliários no mercado de capitais

Até então, o mercado de capitais se mantém acostumado com um processo operacional exaustivo para a emissão e depósito de valores mobiliários, sendo majoritariamente, feito via e-mail. Esse desconforto foi ponto de partida para a busca de soluções com objetivo de simplificar as relações entre empresas e investidores por meio de uma infraestrutura digital eficiente.

O Fast Track da Laqus é a solução perfeita para profissionais de fundos de investimento que buscam eficiência operacional e segurança nas operações, em conformidade com o novo marco regulatório dos fundos de investimento da Resolução CVM 175. A plataforma integrada agiliza o processo de emissão de valores mobiliários, principalmente de notas comerciais, oferecendo funcionalidades únicas.

Até então, o processo operacional para emissão de valores mobiliários era exaustivo, feito por e-mail na maioria das vezes, podendo levar vários dias. Com o Fast Track da Laqus, é necessário apenas uma hora.

Agilidade nas emissões

Cadastro único que preenche automaticamente as variáveis de cada modelo de minuta disponível na plataforma: Garantia Fidejussória, Sem Garantia (“Clean”) ou Garantia de Instrumento Apartado.

Simulação do fluxo de pagamento

Visualização o fluxo de pagamento antes de gerar os documentos do instrumento financeiro.

Envio automático para a assinatura dos participantes

Eliminação do trabalho manual de inclusão dos documentos da minuta e dos assinantes. Com o Fast Track, o envio é automático.

Envio automático para a Central Depositária da Laqus

Após a assinatura de todos os participantes, a nota comercial é depositada automaticamente na Central Depositária, eliminando etapas de cadastro.

Acompanhamento em Tempo Real

Consulte o status das emissões, desde a criação até a liquidação da nota.

Atualizações regulatórias

É fundamental estar atualizado sobre as regulamentações recentes da CVM. De acordo com a Resolução CVM 175, o depósito em uma central depositária de valores mobiliários garante o registro, liquidação e custódia, dispensando a necessidade de um registro exclusivo. Já um ativo financeiro pode ser apenas registrado, sem liquidação e custódia.

A Laqus, como central depositária de valores mobiliários, desempenha um papel fundamental na infraestrutura para emissões no mercado financeiro, garantindo eficiência e segurança nas operações. Compreender os principais atores, o fluxo operacional e as regulamentações, é essencial para profissionais do mercado financeiro que desejam navegar com sucesso nesse ambiente dinâmico e desafiador.

Ficou interessado no Fast Track da Laqus? Clique aqui e entenda como elevar sua eficiência operacional nas emissões no mercado de capitais.